Objetivo: Contribuir com o autoconhecimento e autorregulação emocional
Competências socioemocionais em foco: Tolerância ao estresse, tolerância à frustração e autoconfiança
Recursos: Computador, celular ou outro lugar de registro
Duração: 15 minutos
Quando o tema é emoção, indivíduos têm uma experiência subjetiva e reações únicas frente aos acontecimentos da vida. Cada pessoa cria e tem suas próprias estratégias para lidar e retornar a seu equilíbrio mental ao passar por exigentes situações emocionais, o que chamamos de autorregulação emocional. Ouvir música pode funcionar muito bem para alguns em momentos de ansiedade, para outros realizar exercícios físicos é o que mais ajuda.
E para você, quais são as suas estratégias de autorregulação emocional? Que tal construir um kit para “situações de emergência”? A proposta aqui é que você escolha um lugar para registrar o exercício abaixo. Pode ser no celular, no seu Diário de Bordo, ou outro lugar em que você possa sempre acessar seu “Kit de resiliência emocional”.
Registre cada uma das frases abaixo completando-as com situações pessoais vivenciadas. Rememore o momento e destaque os pontos que ainda hoje carrega com você.
- Uma situação difícil que superei foi:
Lembre-se que em situações difíceis é importante retomar aquilo que já conseguiu conquistar!
2. Minhas estratégias para autorregulação emocional foram:
Liste aqui ideias e estratégias que já utilizou para regular suas emoções.
3. As pessoas de minha rede de apoio com quem pude e posso contar são:
Buscar conversar com pessoas de sua confiança, que podem lhe escutar e lhe ajudar a lidar com desafios, faz toda diferença. Quem são os familiares, amigos, colegas de trabalho etc. de quem você pode se aproximar?
4. Meus pontos fortes pessoais e/ou profissionais foram e são:
Conhecer suas forças e competências pode contribuir para você ter maior autoconfiança no enfrentamento de situações desafiadoras. Quais são elas?
5. Minhas atividades para autocuidado e bem-estar foram e são:
Incluir na rotina práticas que lhe fazem bem, que as reconectem com você e que contribuem para superar desafios com equilíbrio emocional.
Faça isso sempre que precisar refletir sobre melhores comportamentos diante de um problema.
Fonte: Instituto Ayrton Senna (2020). COMO A TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO NOS TORNA MAIS RESILIENTES? Disponível em https://institutoayrtonsenna.org.br/nossos-materiais/artigos/como-a-tolerancia-a-frustracao-nos-torna-mais-resilientes/ <Acesso em 30 de outubro de 2023>.