“O dia só tem 24h”, dizem alguns que desejariam ter mais tempo para realizar mais ações diariamente.
Aparentemente, isso não resolveria o problema já que com mais tempo, possivelmente, buscaríamos mais atividades e o problema voltaria a acontecer, favorecendo um ciclo.
O assunto volta a ser importante quando falamos de teletrabalho, pois os desafios são imensos quando as atividades precisam ser administradas em acordo com as demandas da casa, de filhos e conjugues.
Segundo matéria da BBC Mundo, a fundadora da empresa de consultoria australiana Inventium, Amantha Imber, criou quatro estratégias que podem ajudar a organizar o tempo de forma mais eficaz para ter uma melhor qualidade de vida.
Seguem as dicas:
- Busque aprender mais sobre o seu cronotipo
Segundo o Instituto Internacional de Melatonina, da Universidade de Granada, na Espanha, cronotipo é a predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia. É por isso que algumas pessoas são mais ativas durante o dia, e outras, à noite. Aqui, o fundamental é que você organize o seu dia levando em conta seu relógio biológico, de forma que as atividades que exigem maior concentração ou que são mais relevantes sejam realizadas nos momentos em que sua energia está em alta — e que você deixe as atividades mais rotineiras (como responder e-mails, por exemplo) para quando sua energia cai.
- Antes de encerrar o expediente de hoje, planeje o dia de amanhã
Comece listando quais são as prioridades. Lembre-se que um dia produtivo é sempre reflexo de uma organização prévia. Não se esqueça de gerar recompensas após a conclusão das atividades, como se levantar um pouco, fazer um lanche rápido, ligar para um amigo, dentre outras coisas.
- Crie uma rotina
A importância da rotina existe, pois, ao fazer isso de forma consistente, seu cérebro irá associar esses sinais físicos e temporais a essas tarefas. Trabalhando em casa, o ritual pode acontecer definindo o que fazer e em que cômodo. Ou dividir o espaço das ações entre manhã e tarde. Por exemplo, as reuniões por videoconferência podem ser feitas no quarto, e-mails podem ser respondido na sala e a poltrona pode ser utilizada para se concentrar. Depois de praticar por algumas semanas, você terá gerado um fluxo que torna mais fácil atingir os objetivos em menos tempo.
- Evite rejeitar todos os compromissos novos que aparecem
É preciso se organizar com uma agenda, sim, mas é preciso também entender que a flexibilidade se faz necessária. E não somente como um ato político, mas para promover distração e convidar a mente a relaxar com outros assuntos. Se sua agenda parece estar sempre cheia, programe deliberadamente um tempo para não fazer nada. Você pode usar esse tempo para tarefas inesperadas que surgem ao longo do dia ou para fazer uma pequena pausa que pode ajudá-lo a arejar a cabeça e seguir em frente com mais energia.
