Siga o fluxo

Exceções existem. Na vida pessoal ou no mundo corporativo, por vezes, se faz necessário o uso da exceção para melhor adequação, mesmo que momentânea.

Visualize a cena:

– Pai, posso comer batata frita?

– Não, filho.

– Pai, mas eu queria tanto!

– Ok, filho. Mas só desta vez!

Esse e outros episódios da série “exceções” podem ser vistos todos os dias nos badalados fast foods. Acompanhe outra cena:

– Esse processo deverá acontecer desta forma, disse o gestor diante de toda a equipe.

– Mas o fluxograma prevê uma condução diferente, senhor. Disse João, um dos colaboradores do setor.

– Sim, João. Mas precisaremos nos adequar, em caráter de exceção este mês. Após, voltaremos a seguir o fluxo normalmente, finalizou o gestor.

Neste contexto, é importante diferenciar o conceito de equidade do comportamento de exceção. Ao defender o fluxo, de forma alguma se defende a subtração daquele mais necessitado, erroneamente entendido muitas vezes como diferente e por isso, sinônimo de exceção. Também não se defende a imutabilidade dos padrões, mas que esses sejam sempre alterados pelo uso do fluxo da oportunidade de melhoria. A equidade não cria exceção, mas padroniza o direito a justiça para todos sem nenhuma discriminação. Já a exceção trata, pontualmente, algo que deve ser feito de forma diferente naquele momento.

siga-o-fluxo

Defendo a liberdade do pensar, mas seja qual for o cenário as regras precisarão ser estipuladas justamente para garantir o pleno direito. Os fluxos devem ser descritos, a exceção deve ser evitada e quando praticada deverá ser formalizada. O desejo pela exceção não é infrequente. Encontra-se em qualquer supermercado, livraria ou empresa. Por exemplo: 1. Quando um gestor define o quadro de atividades do mês, às vezes, alguns colaboradores solicitam reunião individual para garantir um grau de diferenciação quanto ao estipulado. Se todos precisarão entregar o relatório em até cindo dias antes do final do mês, alguém pedirá para individualizar seu prazo; 2. Quando na enorme fila do cinema, existe a tentação de se fazer prioridade uma vez que o filme irá começar em 5 minutos; 3. Quando a exigência é para que todos os documentos sejam apresentados, desejamos que o determinado serviço receba aqueles que possuímos no momento para depois entregar o que estiverem faltando.

São muitas as situações nas quais nos colocamos como desejosos pela exceção. Muitas delas, inclusive, são entendidas como regra pelas repetidas vezes que a praticamos, o que alimenta ainda mais o comportamento. A exceção é real, mas sempre é oportuno analisar se advém da desorganização de quem a solicita. Neste caso, deve-se desenvolver o solicitante para que o fluxo seja entendido como prioridade. Nos dias dinâmicos nos quais vivemos será necessário que quando a exceção for entendida como prática corriqueira que a comunicação seja eficaz e ateste para todos os fins que aquele comportamento, fluxo ou deliberação, antes apresentada em caso raro, virará a regra do jogo, agora.

Deixe um comentário