O grande dia

Haverá um dia no qual a política se apoia aonde a partir dele tudo será diferente. As ONGs, os Institutos e as demais iniciativas privadas focadas do terceiro setor também possuem o seu tão esperado dia aonde as pessoas atentarão para essas causas. A visão, dita e afixada nas paredes dos corredores das empresas também são exemplos de quem espera algo. Elas falam de seus sonhos, das suas ambições, do grande dia de cada organização. Para a moeda americana, chegará o dia em que todos se renderão à sua sempre apresentada soberania quando ao mesmo tempo a China aguarda a data em que o mundo entenderá seu grande potencial decisivo nas relações comerciais. No anseio pelo nosso grande dia, nos tornamos concorrentes na jornada da vida, pois raras são às vezes em que a pausa do dia é comum.

data

De fato, seja qual for a esfera, todos esperam o tão sonhado dia em que suas convicções serão reconhecidas. Os pensamentos na área politica, econômica e social também concorrem entre si. Similares são os setores nas organizações quando aguardam reconhecimento dos demais quanto a sua importância. Ou será que você nunca bradou que o seu departamento era o coração da empresa? Similares ainda são as profissões quanto a ideia. Cada uma na disputa pelo seu espaço trabalha para ser entendida como prioritária à existência humana. Ou será que você nunca ouviu dizer: o que seria do médico sem o professor? Aproveito para enfatizar a importância do médico e do professor, assim como dos demais, para o desenvolvimento da sociedade.

O fato é que todos nós, nos vastos contextos em que atuamos, esperamos um grande dia. Nele, as pessoas entenderão e darão crédito devido às minhas ideias. Nele, e somente nele, haverá o respeito à nossa rotineira pregação. Nele, dizem os educadores, a escola prevalecerá. Nele, dizem os juízes, as pessoas decidirão suas causas com maturidade entre si sem a necessidade da formalização de queixas. Nele, dizem os ambientalistas, as pessoas se renderão à relevância da natureza. Nele, dizem os empresários, minha empresa assumirá o seu devido lugar. A garantia que tudo isso acontecerá oxigena as ideias formando mais seguidores do sonhado grande dia de cada contexto. A convicção de que eu e meus pares regeremos o grande dia, muitas vezes em detrimento dos demais, também faz a expectativa dos grupos ser aguçada.

Pergunto o que faremos enquanto o grande dia de cada entendimento não aparece, mas logo a resposta se sobressai: continuaremos a trabalhar incansavelmente para que o nosso ideal se aproxime. Alias, na nossa individualidade, não temos feito outra ação além dessa desde o nascer ao por do sol. A agitação dos dias que gera a correria, já virou motivo de orgulho. Apreciar a praia, a conversa dos amigos e a mesa do almoço em família são lugares para quando tivermos tempo.

O que você espera para os próximos dias? Desejo que o seu grande dia chegue e que a sua trilha sonora seja embalada pela paz, igualdade e justiça. É o que haverá na convicção que possuo do meu grande dia. Por isso, tenho esperança.

 

Deixe um comentário