No primeiro instante, me pareceu má educação e, por isso, fiquei pensativo. Em um dos dias atrás, antes de chegar ao trabalho pela manhã, precisei passar em uma farmácia. Escolhi alguns produtos e fui ao caixa. Na minha frente, uma senhora e um rapaz mais jovem. Atrás, chegara outra senhora visivelmente agitada e insatisfeita com o tamanho da fila naquele horário.
– Estou atrasada. Não posso aguardar tanto tempo, falou para que todos ouvissem.
– Deseja passar à minha frente, senhora? Não há problema, falei. Ela aceitou.
Mas ainda não havia sido suficiente. Aparentemente, o estabelecimento comercial não tinha obrigação de priorizá-la pela idade ou por outro fator legal. Coube aos clientes fazer uso da gentileza para evitar um tumulto. De toda forma, ela ainda era a terceira pessoa da fila, que logo virou a segunda até ser atendida, mas ainda agitada.
Quando nos levantamos pela manhã, nada do que precisamos está preparado senão aquilo que por esforço nosso ou de outra pessoa tenha sido feito. Visualize: levante-se ao acordar, se dirija à ducha, depois faça o desjejum, arrume-se, busque as chaves do carro e saia. Quando no transporte, perceba que por mais que o sistema de trânsito da cidade aparente ser organizado, você nunca poderá confiar que todos cumprirão o significado do sinal vermelho. É quase certo ainda, a depender da urgência, que as pessoas possam não esperar o sinal fechar nem decidirão usar a faixa de pedestre. Cuidado! Você não viu aquela moto que conseguiu entrar naquele minúsculo espaço? Foi por pouco que um acidente não aconteceu! No trânsito é preciso dirigir por você e pelos demais. Atente que todas essas ações precisam da sua atenção e ação. De fato, precisamos encarar a realidade de que o mundo não está pronto para as pessoas e que precisamos preparar os dias para vivermos. Uma oportunidade que vislumbramos é organizar ao máximo o dia de amanhã, ainda hoje.
Que tal organizar a pauta da reunião de amanhã ainda hoje e assim evitar que assuntos sejam esquecidos? E se entregássemos o relatório com prazo da próxima semana ainda nesta? E se buscássemos ler o material daquela disciplina previamente para melhor aproveitamento da discussão? E se comprássemos antecipadamente a roupa que iremos usar naquela cerimonia na próxima semana, evitando a correria do dia da festa?
Pessoas organizadas costumam surpreender a sociedade atual, mas não deveria. É possível corresponder plenamente às expectativas do mundo agitado. Ao organizar o amanhã, teremos maiores chances de conseguir fazer gestão das intercorrências diárias porque as demais situações estarão sobre controle. Já quando o dia está por ser organizado e ainda tivermos de gerir as novas situações que provavelmente acontecerão será mais difícil manter a organização, podendo inclusive gerar reações comportamentais indesejáveis entre as pessoas.
De fato, deveríamos ser atendidos com prontidão e rapidez quando estivéssemos em compras ou qualquer serviço, mas para quantas situações diversas e atípicas do dia dos clientes, os estabelecimentos devem estar preparados? Para todas as situações, você pode responder. Mas será que o cliente não tem papel importante nessa organização? Longe de tentar justificar as arbitrariedades e equívocos dos atendimentos aos quais somos expostos, mas será que as empresas em uma sociedade cheia de vícios, entraves e altos impostos sobre o produto e quadro de funcionários como a brasileira, estariam preparadas para oferecer o que exige a clientela?
Entendo que é responsabilidade dos estabelecimentos se organizarem para prestar o melhor atendimento, mas entendo que as pessoas também precisam se organizar para contribuir com o esperado. Por exemplo: 1. Como os dias seriam melhores se ao invés de reclamar com o despertador, nos levantássemos de vez! Afinal, o relógio não se programou automaticamente. Alguém o fez e foi você; 2. Imagine se decidíssemos não mais atrasar, seja qual for o compromisso. Haveria menos carros em alta velocidade nas avenidas, menos pessoas correndo nas ruas e menor possibilidade de cansaço por esse quesito; 3. Seria possível imaginar que ótimos trabalhos e resultados existiriam se até o prazo estipulado fossemos fazendo algo diariamente ao invés de deixar a maior parte para o último instante?

Definitivamente, acredito que a decisão de ter dias mais organizados é individual. Mesmo com gestores desorganizados, os colaboradores, dentro do possível, conseguirão demonstrar organização e se tornarão fundamentais para o desenvolvimento dos processos. Não colabore com a protelação. Seja eficaz.
“Mas todas as coisas acontecem naquele horário só para me atrapalhar!“ Você já deve ter ouvido isso. Aparentemente a frase não é verdadeira, pois a desorganização não acontece se não for gerada e quando acontecer por fatores externos, você conseguirá amenizar se estiver em um cenário organizado. As pessoas organizadas costumam fazer os demais seguirem seu exemplo porque será nítido que a desorganização acontece apenas fora do cenário de sua atuação. Pessoas organizadas são procuradas e, geralmente, conseguem realizar suas atividades e ainda ajudar outros; diferente do desorganizado que, fatalmente, não terá tempo nem para executar suas responsabilidades.
Quando cumprimos horários podemos inclusive entender se será viável atender outra demanda esporádica, como foi o caso da senhora que teve de passar na farmácia antes de seu expediente. Será que a melhor opção não seria fazer uso do serviço de entrega do estabelecimento, visto a proximidade do horário de seu trabalho? Inclusive porque os estabelecimentos, geralmente, atendem por ordem de chegada ao caixa e não pelo tempo de atraso das pessoas em relação ao trabalho.
Cumprir horários, manter seu espaço de trabalho limpo, fazer bom uso da agenda e desenvolver a habilidade de negociar são pontos fortes de um dia organizado. É possível que tenhamos melhores resultados quando fizermos da organização uma característica pessoal ao invés de a tratarmos como uma regra externa a ser obedecida. Identifique no seu cenário quais as necessidades mais pontuais e inicie sua atuação de forma contínua e proativa. Tenha um ótimo dia.